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Cursos - Lato Sensu

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  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Fabrícia Teixeira Borges

Objetivo Geral: Qualificar profissionais que lidam campo da educação e do desenvolvimento humano, para atuar na promoção e sustentabilidade da inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais.

Objetivo Específicos:
– compreender a diversidade como condição inerentemente humana e social.
– desenvolver competências e habilidades que favoreçam a atividade educativa no contexto da diversidade
e da inclusão escolar.
– mediar ações de planejamento, intervenção e gestão que promovam a educação inclusiva
nos sistemas de ensino.
– participar na co-construção de conhecimentos na área de educação inclusiva.
– atuar na construção/consolidação de uma ética da eqüidade, da promoção humana e do
combate à exclusão.

Duração: 02/12/2017 a 29/03/2019

Carga horária: 450h

Critério de seleção: Análise curricular.

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  • XII CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL (2016/2017)

COORDENAÇÃO GERAL: Profa. Dra. Maria Helena Fávero (PED/IP)
ESTRURURAÇÃO DO CURSO:
3 GRANDES NÚCLEOS
1- Núcleo de Fundamentação Teórico-Conceitual e Metodológico;
2- Núcleo de Prática Psicopedagógica;
3- Núcleo de Atuação e Produção Científica em Psicopedagogia.

OBJETIVOS

Capacitar os profissionais de nível superior, formados em psicologia e pedagogia para atuar no campo da psicopedagogia clínica e institucional visando:

– Aperfeiçoar o seu nível de conhecimento e capacitá-los para a devida utilização dos instrumentos de divulgação científica e os modos de considerar as informações de tais instrumentos e suas informações na atuação da prática psicopedagógica;

–  Desenvolver suas competências para o planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensinar e de aprender em diferentes situações, considerando o desenvolvimento individual, as relações interpessoais e as condições institucionais e socioculturais;

-Instrumentá-los para os diferentes procedimentos de avaliação e de intervenção psicopedagógica nas diversas situações clínicas e institucionais.

-Oportunizar a supervisão da prática psicopedagógica e da orientação do trabalho  final focado nessa prática

DESENVOLVIMENTO  DO CURSO

Total de créditos: 45 créditos

Total geral horas: 675 horas incluindo a supervisão da prática psicopedagógica

 Duração: 3 semestres letivos : de 19/02/2016 à 19/07/2017

Dias: sextas-feiras das 14 às 17:50hs; sábados das 9 ás 12:50hs

Custo: Inscrição (R$ 100,00)  + 18 parcelas de R$ 550,00

CALENDÁRIO DO CURSO

Inscrição para seleção: de 26/11/2015  a 18/01/2016 das 8 às 18 hs
Local: Psicologia/UnB Minhocão Sul, Campus Asa Norte
Divulgação do resultado da seleção: final do mês de janeiro
Matrícula no curso  10/02/2016                     Início do curso: 19/02/2016
Informações: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
Fone: 31076817/ 31076823 e-mail:  especiapsicoped@unb.br;

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  • II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR 

Coordenação: Profa. Dra. Diva Albuquerque Maciel

Objetivo Geral:  Qualificar profissionais que lidam no campo da educação e do desenvolvimento humano para atuar na promoção e sustentabilidade da inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais.

Publico-Alvo:  O perfil desejado é amplo, mas focaliza nos profissionais da educação, com diploma de nível superior, que atuam direta ou indiretamente com a prática educacional da escola.

Período: 24/07/2014 a 04/12/2015

Total Geral de Horas: 420 horas

Total de Créditos: 28 créditos

Dias de aulas:  A distância

Local das aulas: Universidade de Brasília

Modalidade:  A Distância

Tipo: Aberto ao público

Mensalidade: Gratuito

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  • II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Coordenação: Prof. Dr.Ileno Izídio da Costa

Objetivo Geral: Capacitar Profissionais dos serviços publicos de atenção à saude mental do DF, e das regiões Centro-Oeste e Norte do país, proporcionando conhecimentos específicos por meio de uma formação teórico-prática de excelência, de acordo com as diretrizes e políticas governamentais, assim como em aspectos clínicos, profissionais e científicos, que possam subsidiar a melhoria da qualidade do exercício profissional e dos serviços psicossociais prestados, auxiliando na implantação de novas alternativas e oportunizando a construcão de projetos e de uma rede assistencial comprometida com a qualidade de saúde mental.

Publico-Alvo: Profissionais, gestores e equipes de atuam na atenção à saúde mental da rede publica de saúde do DF e das regiões Centro-Oeste e Norte do país.

Período: 17/05/2014 a 31/01/2015

Total Geral de Horas: 400 horas

Total de Créditos: 26,66 créditos

Dias de aulas: sextas-feiras:14h às 18h e 19h as 22h Sabado: 08h as 12h e 14h as 18h

Local das aulas: Universidade de Brasília

Modalidade: Presencial

Tipo: Turma Fechada – Ministério da Saúde

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  • I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS, NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL

Coordenação: Profa. Dra. Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino

Objetivo Geral:  Apoiar a formação de profissionais de educação básica da rede pública de ensino na área de educação em direitos humanos no contexto da diversidade cultural; a produção e publicação de materiais didáticos especializados em direitos humanos para professores/as e estudantes; além da criação de atividades educativas por meio eletrônico utilizando a educação a distância.

Publico-Alvo:  O perfil desejado é amplo, mas focaliza nos profissionais da educação, com diploma de nível superior, que atuam direta ou indiretamente com a prática educacional da escola.

Período: 12/04/2014 a 31/10/2015

Total Geral de Horas: 405 horas

Total de Créditos: 27 créditos

Dias de aulas:  A distância

Local das aulas: Universidade de Brasília

Modalidade:  A Distância

Tipo: Aberto ao público

Mensalidade: Gratuito

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  • XI CURSO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL – 2014/2015

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Helena Fávero

Objetivos Específicos:
– Capacitar profissionais de nível superior formados em Psicologia,Pedagogia e Fonoaudiologia;
– Aperfeiçoar o nível de conhecimento dos alunos;
– Habilitar os alunos para o planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensinar e aprender, com foco na tríade professor-aluno-conhecimento,dando ênfase nas relações interpessoais e nas condições institucionais e sócio-culturais;
– Instrumentalizar  os alunos para os diferentes procedimentos de avaliação Psicopedagógica;

Público-alvo: Graduados em Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia

Duração: 10/02/2014 a 10/07/2015 (3 semestres letivos)

Carga Horária: 795horas

Total de créditos: 53 créditos

Dias de aula: segundas e quartas-feiras – 19h às 22h 40

Custo: Processo seletivo R$ 100,00 + 18 parcelas de R$ 550,00

Orientação para impressão de GRU[pdf]

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  • I CURSO EM CLÍNICA PSICODINÂMICA DO TRABALHO E GESTÃO DO ESTRESSE – 2013/2014

Coordenação: Profa. Dra. Elaine Rabelo Neiva (PST/IP/UnB).

 Objetivos: O curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde e áreas afins para a Gestão do Estresse no Trabalho utilizando como referencial teórico-metodológico básico a Clínica Psicodinâmica do Trabalho e suas interfaces com teorias Psicológicas e Sociais do Estresse.

Período de realização do curso: 09/08/2013 a 10/10/2014 (14 meses)

Total Geral de Horas: 360 horas

Total de Créditos: 24 créditos

Dias de aulas: sextas-feiras: 08:30 às 17:30

Local das aulas: Universidade de Brasília

Mensalidades: 15 parcelas de R$ 550,00

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Cursos Concluídos

  • CURSO EM PSICODINÂMICA DO TRABALHO – CONTRATO CÂMARA DOS DEPUTADOS

Coordenador (a): Dr.ª Ana Magnólia Mendes (PST/IP – Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho), Currículo Lattes.

 Justificativa

Demandas por parte das instituições locais (ministérios, serviços, secretarias, etc.), de profissionais técnicos e gerentes que, preocupados com as mudanças no mundo de trabalho, buscam qualificações para suas ações, uma especialização que permita melhor compreender o sofrimento no trabalho.

Sofrimento que se manifesta por meio dos adoecimentos e das licenças médicas, dos acidentes de trabalho, de trânsito ou de percurso, do absenteísmo, do consumo patogênico de álcool e de outras substâncias psicoativas, do assédio moral, dos quadros depressivos, dos casos de violência familiar, dos erros técnicos, das lesões por esforço repetitivo, da fadiga, da insônia e assim por diante.

Histórico

Em 2007, 2009 e 2011 foram realizados o I Simpósio, I e II Congresso Brasileiro em Psicodinâmica do Trabalho, com a participação de profissionais, que vem demandando uma especialização para se aprofundar neste campo de estudo. Realizou-se a primeira turma do curso de especialização em agosto de 2007, finalizada em 15 de outubro de 2008. A segunda turma foi iniciada em Maio de 2009 e finalizada em Junho de 2010, e a terceira turma será finalizada em Novembro de 2011.

Objetivos

Geral: Capacitar psicólogos e profissionais de áreas afins, que atuam na área de saúde e gestão de pessoas para uma prática profissional em Psicodinâmica do Trabalho, utilizando os referenciais teórico-metodológicos que definem esse campo de estudo.

Específicos: a) Apresentar e debater o estado da arte em psicodinâmica do trabalho; b) Instrumentalizar os participantes para realização de pesquisas em psicodinâmica; c) Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos para qualificar a prática profissional em psicodinâmica junto às organizações e contexto de trabalho em geral.

Resultados

Tem sido publicado de 3 a 5 trabalhos finais em forma de artigo em periódicos e de capítulos de livros, apresentados de 4 a 6 trabalhos em comunicação oral e pôster em Congressos, e realizadas entre 3 e 4 experiências de prática em clínica do trabalho.

Público alvo: Graduados em Psicologia e áreas afins que atuam no campo da saúde, trabalho e gestão de pessoas.

Período de realização do Curso: 06/08/2012 a 16/12/2013

Duração: 16 meses

 Carga Horária: 420 horas

 Corpo docente: Professores Doutores/UnB e Professores conferencistas convidados

 Modalidade: Presencial

Tipo: Turma fechada

 Critério de seleção dos candidatos: Análise de currículo e entrevista

 Previsão de nova turma: sem previsão

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  •  VI CURSO EM TEORIA PSICANALÍTICA

Coordenadora: Dr.ª Terezinha de Camargo Viana (PCL/IP – Laboratório de Psicanálise e  Subjetivação), Currículo Lattes

Objetivo Geral: oferecer estudos consistentes acerca da Psicanálise. Sua abrangência é ampla e sua abordagem aprofundada. Visita os alicerces da psicanálise, desde suas múltiplas relações com a cultura, detêm-se na teoria da psicanálise, discute sua prática e explora as considerações da ética da psicanálise.

Objetivos específicos
* Atender demanda de formação em psicanálise, nos aspectos da teoria dos processos psíquicos inconscientes, da teoria do tratamento e dos seus fundamentos histórico e culturais.
* Preparar ambiente adequado à especificidade da pesquisa em psicanálise, viabilizando, em tempo curto, inter-relações frutíferas entre a formação profissional e a formação acadêmica, particularmente a formação pós-graduada, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura.
* Incrementar as atividades do Laboratório de Psicanálise e Subjetivação (Lapsus), e partilhar os resultados do trabalho de seus pesquisadores com o público interessado na especialização em Teoria Psicanalítica.

* Consolidar um espaço de congregação regional de profissionais voltados ao estudo e à formação em psicanálise e contribuir para o incremento do grupo de pesquisa.

Justificativa e Histórico

A demanda de formação especializada em psicologia clínica tem sido dirigida, por falta de outras opções, às associações de profissionais em suas áreas específicas, o que inclusive acontece com a especialidade em Psicanálise. À Universidade de Brasília parece oportuno manter a responsabilidade de resposta à demanda de formação mais especializada e específica em psicanálise, que teria reconhecimento público, precisamente por sua tradição de ensino e, particularmente, pelo sucesso dos cursos em Teoria Psicanalítica já oferecidos, desde 1998.

Público alvo: Graduados em Psicologia e áreas afins, com ou sem experiência clínica

Início: 10/2011 – Término: 03/2013

Duração: 18 meses

Carga Horária: 405 horas

Corpo docente: Professores Doutores/UnB e Professores conferencistas convidados

Modalidade: Presencial

Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo e entrevista

Previsão de nova turma: sem previsão

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  • X CURSO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Coordenadora: Profa Dr.ª Maria Helena Fávero (PED/IP  COGITO – Laboratório de Psicologia do Conhecimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) – Currículo Lattes

Objetivo: Capacitar os profissionais de nível superior, formados em Psicologia, Pedagogia e Fonoaudióloga, para atuar no campo da Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Histórico

Desde que se iniciou a oferta deste curso, em 1999, sua demanda social continua significativa e a avaliação dos profissionais que passaram pelo curso – psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos – tem sido sempre muito positiva, fruto do reconhecimento da qualidade da formação que nele se oferece, assim como pela evidência, seja na atuação clínica como na institucional, das competências particulares que tais profissionais desenvolvem ao longo do curso.

A enfase do curso focada na importância da articulação entre a prática profissional e a prática da pesquisa, ênfase esta conduzida com competência pelas professoras e professores que nele atuam – todos com doutorado, vale a pena grifar – tem conduzido vários dos nossos ex-estudantes ao mestrado.

Assim, acreditamos que temos as melhores condições de oferecer, mais uma vez, com a 10ª turma, uma opção significativamente qualificada aos profissionais da área que anseiam por um aperfeiçoamento da sua prática, através de aprofundamento teórico-metodológico e prático.

Público alvo: Graduados em Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia

Início: 12/03/2012 – Término: 10/07/2013

Duração: 18 meses

Carga Horária: 450 horas

Corpo docente: Professores Doutores/UnB e convidados

Modalidade: Presencial

Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo

Previsão de nova turma: 02/2014

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  • I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

Coordenador: Dr. Ileno Izídio da Costa (PCL/IP), Currículo Lattes – site: www.gipsi.org.br

Objetivo: Capacitar os profissionais da rede de saúde (geral e mental) nas ações, diretrizes e paradigma da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Início: 11/2007 – Término: 02/2009

Duração: 15 meses

Carga Horária: 465 horas

Corpo docente: Professores Doutores/UnB e convidados da cidade e do país

Modalidade: Presencial

Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo, Memorial e Carta de Intenções

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  • I DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR

Coordenadora: Dr.ª Diva Albuquerque Maciel (PED/IP), Currículo Lattes

Objetivo: Promover a qualificação de professores e de profissionais ligados à educação, que atuam ou atuarão em escolas inclusivas, nos hospitais e nas associações.

Início: 09/2009 – Término: 03/2011

Duração: 18 meses

Carga Horária: 420 horas

Corpo docente: (a informar)

Modalidade: Ensino a Distância – Universidade Aberta do Brasil UAB/UnB

Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo

Previsão de nova turma: sem previsão

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  • I CURSO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

Coordenador (a):

Profa Dra Claisy Maria Marinho Araujo, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano, Laboratório de Psicologia Escolar
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2999127173845463

Objetivos Gerais:
•    Oportunizar aos psicólogos escolares transformações na construção de sua identidade e na sua atuação profissional, a partir de ações de formação continuada, visando a atualização e o aprofundamento sobre a produção teóricometodológica na área e o incentivo a novas formas de atuação e de pesquisas.
•    Contribuir para a reflexão teoricoconceitual em Psicologia Escolar referendada em: pressupostos sociopolíticos que fundamentam a articulação Psicologia e Educação; abordagens do desenvolvimento psicológico humano; considerações sobre desenvolvimento profissional com base na abordagem por competências; contribuições psicossociais sobre análise institucional.
•    Mobilizar nos psicólogos uma reflexão crítica sobre as possibilidades de inserção do conhecimento psicológico nas práticas educativas, aperfeiçoando seu nível de conhecimento técnico e especializando-os ao uso de instrumentos e procedimentos de divulgação científica.
•    Desenvolver competências no psicólogo escolar para que seja capaz de revisitar e questionar as práticas escolares, em todos os níveis e modalidades de ensino.
•    Enfatizar o enfoque preventivo e de promoção de saúde na instituição escolar e demais contextos educativos.
•    Apontar para novos fazeres, novos contornos e novos fundamentos para as práticas e, assim, descortinar novas realidades na ampliação e na troca de experiências entre profissionais da Psicologia e da Educação.
•    Mapear o contexto escolar, em seus múltiplos aspectos, visando utilizar o conhecimento psicológico na elaboração, implantação e avaliação de novos procedimentos educacionais.
•    Desenvolver projetos educacionais por meio de ações interdisciplinares e inclusivas, que visem reavaliar e redefinir estratégias de estudo, análise e intervenção em Educação.
•    Analisar as relações entre diversos segmentos do sistema educativo e sua repercussão no processo de ensino e de aprendizagem.
•    Oportunizar ações e reflexões que fortaleçam a criatividade, a consciência crítica e o compromisso ético desejáveis à atuação do psicólogo escolar.
•    Aprimorar a atuação prática em Psicologia Escolar, junto aos mais diversos contextos educativos.
•    Integrar ações dos diferentes profissionais do cenário educacional, sob a perspectiva teoricoprática da Psicologia Escolar, no acompanhamento às necessidades dos sujeitos envolvidos.

Público alvo: Graduados em Psicologia

Carga Horária: 420 horas

Duração: 18 meses

Corpo docente: Professores Doutores/UnB e convidados

Modalidade: Presencial

Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo

Previsão de nova turma: sem previsão

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