Cursos - Lato Sensu
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- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Fabrícia Teixeira Borges
Objetivo Geral: Qualificar profissionais que lidam campo da educação e do desenvolvimento humano, para atuar na promoção e sustentabilidade da inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais.
Objetivo Específicos:
– compreender a diversidade como condição inerentemente humana e social.
– desenvolver competências e habilidades que favoreçam a atividade educativa no contexto da diversidade
e da inclusão escolar.
– mediar ações de planejamento, intervenção e gestão que promovam a educação inclusiva
nos sistemas de ensino.
– participar na co-construção de conhecimentos na área de educação inclusiva.
– atuar na construção/consolidação de uma ética da eqüidade, da promoção humana e do
combate à exclusão.
Duração: 02/12/2017 a 29/03/2019
Carga horária: 450h
Critério de seleção: Análise curricular.
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- XII CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL (2016/2017)
COORDENAÇÃO GERAL: Profa. Dra. Maria Helena Fávero (PED/IP)
ESTRURURAÇÃO DO CURSO:
3 GRANDES NÚCLEOS
1- Núcleo de Fundamentação Teórico-Conceitual e Metodológico;
2- Núcleo de Prática Psicopedagógica;
3- Núcleo de Atuação e Produção Científica em Psicopedagogia.
OBJETIVOS
Capacitar os profissionais de nível superior, formados em psicologia e pedagogia para atuar no campo da psicopedagogia clínica e institucional visando:
– Aperfeiçoar o seu nível de conhecimento e capacitá-los para a devida utilização dos instrumentos de divulgação científica e os modos de considerar as informações de tais instrumentos e suas informações na atuação da prática psicopedagógica;
– Desenvolver suas competências para o planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensinar e de aprender em diferentes situações, considerando o desenvolvimento individual, as relações interpessoais e as condições institucionais e socioculturais;
-Instrumentá-los para os diferentes procedimentos de avaliação e de intervenção psicopedagógica nas diversas situações clínicas e institucionais.
-Oportunizar a supervisão da prática psicopedagógica e da orientação do trabalho final focado nessa prática
DESENVOLVIMENTO DO CURSO
Total de créditos: 45 créditos
Total geral horas: 675 horas incluindo a supervisão da prática psicopedagógica
Duração: 3 semestres letivos : de 19/02/2016 à 19/07/2017
Dias: sextas-feiras das 14 às 17:50hs; sábados das 9 ás 12:50hs
Custo: Inscrição (R$ 100,00) + 18 parcelas de R$ 550,00
CALENDÁRIO DO CURSO
Inscrição para seleção: de 26/11/2015 a 18/01/2016 das 8 às 18 hs
Local: Psicologia/UnB Minhocão Sul, Campus Asa Norte
Divulgação do resultado da seleção: final do mês de janeiro
Matrícula no curso: 10/02/2016 Início do curso: 19/02/2016
Informações: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
Fone: 31076817/ 31076823 e-mail: especiapsicoped@unb.br;
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- II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR
Coordenação: Profa. Dra. Diva Albuquerque Maciel
Objetivo Geral: Qualificar profissionais que lidam no campo da educação e do desenvolvimento humano para atuar na promoção e sustentabilidade da inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais.
Publico-Alvo: O perfil desejado é amplo, mas focaliza nos profissionais da educação, com diploma de nível superior, que atuam direta ou indiretamente com a prática educacional da escola.
Período: 24/07/2014 a 04/12/2015
Total Geral de Horas: 420 horas
Total de Créditos: 28 créditos
Dias de aulas: A distância
Local das aulas: Universidade de Brasília
Modalidade: A Distância
Tipo: Aberto ao público
Mensalidade: Gratuito
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- II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Coordenação: Prof. Dr.Ileno Izídio da Costa
Objetivo Geral: Capacitar Profissionais dos serviços publicos de atenção à saude mental do DF, e das regiões Centro-Oeste e Norte do país, proporcionando conhecimentos específicos por meio de uma formação teórico-prática de excelência, de acordo com as diretrizes e políticas governamentais, assim como em aspectos clínicos, profissionais e científicos, que possam subsidiar a melhoria da qualidade do exercício profissional e dos serviços psicossociais prestados, auxiliando na implantação de novas alternativas e oportunizando a construcão de projetos e de uma rede assistencial comprometida com a qualidade de saúde mental.
Publico-Alvo: Profissionais, gestores e equipes de atuam na atenção à saúde mental da rede publica de saúde do DF e das regiões Centro-Oeste e Norte do país.
Período: 17/05/2014 a 31/01/2015
Total Geral de Horas: 400 horas
Total de Créditos: 26,66 créditos
Dias de aulas: sextas-feiras:14h às 18h e 19h as 22h Sabado: 08h as 12h e 14h as 18h
Local das aulas: Universidade de Brasília
Modalidade: Presencial
Tipo: Turma Fechada – Ministério da Saúde
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- I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS, NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL
Coordenação: Profa. Dra. Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
Objetivo Geral: Apoiar a formação de profissionais de educação básica da rede pública de ensino na área de educação em direitos humanos no contexto da diversidade cultural; a produção e publicação de materiais didáticos especializados em direitos humanos para professores/as e estudantes; além da criação de atividades educativas por meio eletrônico utilizando a educação a distância.
Publico-Alvo: O perfil desejado é amplo, mas focaliza nos profissionais da educação, com diploma de nível superior, que atuam direta ou indiretamente com a prática educacional da escola.
Período: 12/04/2014 a 31/10/2015
Total Geral de Horas: 405 horas
Total de Créditos: 27 créditos
Dias de aulas: A distância
Local das aulas: Universidade de Brasília
Modalidade: A Distância
Tipo: Aberto ao público
Mensalidade: Gratuito
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- XI CURSO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL – 2014/2015
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Helena Fávero
Objetivos Específicos:
– Capacitar profissionais de nível superior formados em Psicologia,Pedagogia e Fonoaudiologia;
– Aperfeiçoar o nível de conhecimento dos alunos;
– Habilitar os alunos para o planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensinar e aprender, com foco na tríade professor-aluno-conhecimento,dando ênfase nas relações interpessoais e nas condições institucionais e sócio-culturais;
– Instrumentalizar os alunos para os diferentes procedimentos de avaliação Psicopedagógica;
Público-alvo: Graduados em Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia
Duração: 10/02/2014 a 10/07/2015 (3 semestres letivos)
Carga Horária: 795horas
Total de créditos: 53 créditos
Dias de aula: segundas e quartas-feiras – 19h às 22h 40
Custo: Processo seletivo R$ 100,00 + 18 parcelas de R$ 550,00
Orientação para impressão de GRU[pdf]
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- I CURSO EM CLÍNICA PSICODINÂMICA DO TRABALHO E GESTÃO DO ESTRESSE – 2013/2014
Coordenação: Profa. Dra. Elaine Rabelo Neiva (PST/IP/UnB).
Objetivos: O curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde e áreas afins para a Gestão do Estresse no Trabalho utilizando como referencial teórico-metodológico básico a Clínica Psicodinâmica do Trabalho e suas interfaces com teorias Psicológicas e Sociais do Estresse.
Período de realização do curso: 09/08/2013 a 10/10/2014 (14 meses)
Total Geral de Horas: 360 horas
Total de Créditos: 24 créditos
Dias de aulas: sextas-feiras: 08:30 às 17:30
Local das aulas: Universidade de Brasília
Mensalidades: 15 parcelas de R$ 550,00
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Cursos Concluídos
- CURSO EM PSICODINÂMICA DO TRABALHO – CONTRATO CÂMARA DOS DEPUTADOS
Coordenador (a): Dr.ª Ana Magnólia Mendes (PST/IP – Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho), Currículo Lattes.
Justificativa
Demandas por parte das instituições locais (ministérios, serviços, secretarias, etc.), de profissionais técnicos e gerentes que, preocupados com as mudanças no mundo de trabalho, buscam qualificações para suas ações, uma especialização que permita melhor compreender o sofrimento no trabalho.
Sofrimento que se manifesta por meio dos adoecimentos e das licenças médicas, dos acidentes de trabalho, de trânsito ou de percurso, do absenteísmo, do consumo patogênico de álcool e de outras substâncias psicoativas, do assédio moral, dos quadros depressivos, dos casos de violência familiar, dos erros técnicos, das lesões por esforço repetitivo, da fadiga, da insônia e assim por diante.
Histórico
Em 2007, 2009 e 2011 foram realizados o I Simpósio, I e II Congresso Brasileiro em Psicodinâmica do Trabalho, com a participação de profissionais, que vem demandando uma especialização para se aprofundar neste campo de estudo. Realizou-se a primeira turma do curso de especialização em agosto de 2007, finalizada em 15 de outubro de 2008. A segunda turma foi iniciada em Maio de 2009 e finalizada em Junho de 2010, e a terceira turma será finalizada em Novembro de 2011.
Objetivos
Geral: Capacitar psicólogos e profissionais de áreas afins, que atuam na área de saúde e gestão de pessoas para uma prática profissional em Psicodinâmica do Trabalho, utilizando os referenciais teórico-metodológicos que definem esse campo de estudo.
Específicos: a) Apresentar e debater o estado da arte em psicodinâmica do trabalho; b) Instrumentalizar os participantes para realização de pesquisas em psicodinâmica; c) Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos para qualificar a prática profissional em psicodinâmica junto às organizações e contexto de trabalho em geral.
Resultados
Tem sido publicado de 3 a 5 trabalhos finais em forma de artigo em periódicos e de capítulos de livros, apresentados de 4 a 6 trabalhos em comunicação oral e pôster em Congressos, e realizadas entre 3 e 4 experiências de prática em clínica do trabalho.
Público alvo: Graduados em Psicologia e áreas afins que atuam no campo da saúde, trabalho e gestão de pessoas.
Período de realização do Curso: 06/08/2012 a 16/12/2013
Duração: 16 meses
Carga Horária: 420 horas
Corpo docente: Professores Doutores/UnB e Professores conferencistas convidados
Modalidade: Presencial
Tipo: Turma fechada
Critério de seleção dos candidatos: Análise de currículo e entrevista
Previsão de nova turma: sem previsão
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- VI CURSO EM TEORIA PSICANALÍTICA
Coordenadora: Dr.ª Terezinha de Camargo Viana (PCL/IP – Laboratório de Psicanálise e Subjetivação), Currículo Lattes
Objetivo Geral: oferecer estudos consistentes acerca da Psicanálise. Sua abrangência é ampla e sua abordagem aprofundada. Visita os alicerces da psicanálise, desde suas múltiplas relações com a cultura, detêm-se na teoria da psicanálise, discute sua prática e explora as considerações da ética da psicanálise.
Objetivos específicos
* Atender demanda de formação em psicanálise, nos aspectos da teoria dos processos psíquicos inconscientes, da teoria do tratamento e dos seus fundamentos histórico e culturais.
* Preparar ambiente adequado à especificidade da pesquisa em psicanálise, viabilizando, em tempo curto, inter-relações frutíferas entre a formação profissional e a formação acadêmica, particularmente a formação pós-graduada, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura.
* Incrementar as atividades do Laboratório de Psicanálise e Subjetivação (Lapsus), e partilhar os resultados do trabalho de seus pesquisadores com o público interessado na especialização em Teoria Psicanalítica.
* Consolidar um espaço de congregação regional de profissionais voltados ao estudo e à formação em psicanálise e contribuir para o incremento do grupo de pesquisa.
Justificativa e Histórico
A demanda de formação especializada em psicologia clínica tem sido dirigida, por falta de outras opções, às associações de profissionais em suas áreas específicas, o que inclusive acontece com a especialidade em Psicanálise. À Universidade de Brasília parece oportuno manter a responsabilidade de resposta à demanda de formação mais especializada e específica em psicanálise, que teria reconhecimento público, precisamente por sua tradição de ensino e, particularmente, pelo sucesso dos cursos em Teoria Psicanalítica já oferecidos, desde 1998.
Público alvo: Graduados em Psicologia e áreas afins, com ou sem experiência clínica
Início: 10/2011 – Término: 03/2013
Duração: 18 meses
Carga Horária: 405 horas
Corpo docente: Professores Doutores/UnB e Professores conferencistas convidados
Modalidade: Presencial
Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo e entrevista
Previsão de nova turma: sem previsão
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- X CURSO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Coordenadora: Profa Dr.ª Maria Helena Fávero (PED/IP COGITO – Laboratório de Psicologia do Conhecimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) – Currículo Lattes
Objetivo: Capacitar os profissionais de nível superior, formados em Psicologia, Pedagogia e Fonoaudióloga, para atuar no campo da Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Histórico
Desde que se iniciou a oferta deste curso, em 1999, sua demanda social continua significativa e a avaliação dos profissionais que passaram pelo curso – psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos – tem sido sempre muito positiva, fruto do reconhecimento da qualidade da formação que nele se oferece, assim como pela evidência, seja na atuação clínica como na institucional, das competências particulares que tais profissionais desenvolvem ao longo do curso.
A enfase do curso focada na importância da articulação entre a prática profissional e a prática da pesquisa, ênfase esta conduzida com competência pelas professoras e professores que nele atuam – todos com doutorado, vale a pena grifar – tem conduzido vários dos nossos ex-estudantes ao mestrado.
Assim, acreditamos que temos as melhores condições de oferecer, mais uma vez, com a 10ª turma, uma opção significativamente qualificada aos profissionais da área que anseiam por um aperfeiçoamento da sua prática, através de aprofundamento teórico-metodológico e prático.
Público alvo: Graduados em Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia
Início: 12/03/2012 – Término: 10/07/2013
Duração: 18 meses
Carga Horária: 450 horas
Corpo docente: Professores Doutores/UnB e convidados
Modalidade: Presencial
Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo
Previsão de nova turma: 02/2014
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- I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL
Coordenador: Dr. Ileno Izídio da Costa (PCL/IP), Currículo Lattes – site: www.gipsi.org.br
Objetivo: Capacitar os profissionais da rede de saúde (geral e mental) nas ações, diretrizes e paradigma da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Início: 11/2007 – Término: 02/2009
Duração: 15 meses
Carga Horária: 465 horas
Corpo docente: Professores Doutores/UnB e convidados da cidade e do país
Modalidade: Presencial
Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo, Memorial e Carta de Intenções
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- I DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR
Coordenadora: Dr.ª Diva Albuquerque Maciel (PED/IP), Currículo Lattes
Objetivo: Promover a qualificação de professores e de profissionais ligados à educação, que atuam ou atuarão em escolas inclusivas, nos hospitais e nas associações.
Início: 09/2009 – Término: 03/2011
Duração: 18 meses
Carga Horária: 420 horas
Corpo docente: (a informar)
Modalidade: Ensino a Distância – Universidade Aberta do Brasil UAB/UnB
Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo
Previsão de nova turma: sem previsão
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- I CURSO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
Coordenador (a):
Profa Dra Claisy Maria Marinho Araujo, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano, Laboratório de Psicologia Escolar
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2999127173845463
Objetivos Gerais:
• Oportunizar aos psicólogos escolares transformações na construção de sua identidade e na sua atuação profissional, a partir de ações de formação continuada, visando a atualização e o aprofundamento sobre a produção teóricometodológica na área e o incentivo a novas formas de atuação e de pesquisas.
• Contribuir para a reflexão teoricoconceitual em Psicologia Escolar referendada em: pressupostos sociopolíticos que fundamentam a articulação Psicologia e Educação; abordagens do desenvolvimento psicológico humano; considerações sobre desenvolvimento profissional com base na abordagem por competências; contribuições psicossociais sobre análise institucional.
• Mobilizar nos psicólogos uma reflexão crítica sobre as possibilidades de inserção do conhecimento psicológico nas práticas educativas, aperfeiçoando seu nível de conhecimento técnico e especializando-os ao uso de instrumentos e procedimentos de divulgação científica.
• Desenvolver competências no psicólogo escolar para que seja capaz de revisitar e questionar as práticas escolares, em todos os níveis e modalidades de ensino.
• Enfatizar o enfoque preventivo e de promoção de saúde na instituição escolar e demais contextos educativos.
• Apontar para novos fazeres, novos contornos e novos fundamentos para as práticas e, assim, descortinar novas realidades na ampliação e na troca de experiências entre profissionais da Psicologia e da Educação.
• Mapear o contexto escolar, em seus múltiplos aspectos, visando utilizar o conhecimento psicológico na elaboração, implantação e avaliação de novos procedimentos educacionais.
• Desenvolver projetos educacionais por meio de ações interdisciplinares e inclusivas, que visem reavaliar e redefinir estratégias de estudo, análise e intervenção em Educação.
• Analisar as relações entre diversos segmentos do sistema educativo e sua repercussão no processo de ensino e de aprendizagem.
• Oportunizar ações e reflexões que fortaleçam a criatividade, a consciência crítica e o compromisso ético desejáveis à atuação do psicólogo escolar.
• Aprimorar a atuação prática em Psicologia Escolar, junto aos mais diversos contextos educativos.
• Integrar ações dos diferentes profissionais do cenário educacional, sob a perspectiva teoricoprática da Psicologia Escolar, no acompanhamento às necessidades dos sujeitos envolvidos.
Público alvo: Graduados em Psicologia
Carga Horária: 420 horas
Duração: 18 meses
Corpo docente: Professores Doutores/UnB e convidados
Modalidade: Presencial
Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo
Previsão de nova turma: sem previsão