O Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília manifesta-se em relação ao documento elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) que apresenta proposta de reformulação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em Psicologia.
Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica, iniciativa do Ministério da Educação do Brasil e a Secretaria de Educação Pública do México, com o financiamento da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), constitui uma ação de mobilidade acadêmica de estudantes de graduação em escolas, faculdades, centros e programas de formação de professores. Seu objetivo principal é promover a mobilidade de estudantes universitários de graduação em carreiras relacionadas ao exercício da profissão docente. O público alvo é, portanto, os futuros professores de educação infantil, fundamental, média, educação especial e técnico-profissional. O edital foi publicado no site www.int.unb.br e o recebimento de inscrições ocorrerá até o dia 4 de abril de 2018.
A V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das IFES - 2018 é organizada pela ANDIFES/ Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais e pelo FONAPRACE/ Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil e tem como objetivo conhecer o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes das IFES. O conhecimento de alguns indicadores sociais e culturais dos estudantes permite que a universidade crie estratégias de gestão fundamentadas nas necessidades dos discentes. Além disso, pode contribuir para a construção de uma universidade mais democrática, capaz de apresentar soluções aos problemas dos estudantes, diminuindo significativamente a evasão e o abandono na mesma proporção em que aumenta a qualidade de vida e o sucesso profissional. Diferentemente da pesquisa anterior, essa edição iniciada em fevereiro está sendo censitária e contará com a participação das 65 instituições federais. Apesar das dificuldades institucionais que interferem na realização de uma pesquisa nacional censitária, entendemos que a precisão dos dados contribuirá substancialmente para a elaboração de políticas públicas para os estudantes. Ao conhecer os estudantes, passamos a compreender (e acompanhar por meio das séries históricas) as suas dificuldades e expectativas durante a trajetória acadêmica, contribuindo para o fortalecimento da universidade pública, gratuita e de qualidade. Participe clicando aqui!
Acesse o arquivo
Período: 19/09 a 25/09/2017