Leia na íntegra a nota de repúdio do Conselho do Instituto de Psicologia da UnB.

NOTA DE REPÚDIO

O Instituto de Psicologia, por meio desta carta, expressa seu apoio e sua solidariedade ao Prof. Dr. José Fernando Patiño Torres por conta de uma série de ataques cibernéticos sofridos no dia 29/08/2023. O referido professor ministrava um curso gratuito no formato on-line pelo II Simpósio Ibero-Americano e IV Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade, quando mensagens de chat de diferentes usuários não identificados proferiram ofensas a sua pessoa. O evento, com aproximadamente 1200 inscritos, envolveu diferentes países e estados brasileiros, constituindo-se num importante momento de apresentações de pesquisas e trocas de experiências acadêmicas.

O Instituto de Psicologia manifesta seu repúdio a tais ataques, por seu teor ofensivo ao Prof. José Fernando Patiño Torres, atualmente Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento, e também por sua afronta aos Simpósios, seus organizadores e demais pessoas inscritas, como pesquisadores, profissionais e estudantes.

Para o Instituto de Psicologia, dada a importância social da ciência, principalmente nos tempos atuais, o respeito aos cidadãos e cidadãs, às leis brasileiras, aos códigos de ética profissionais, aos direitos humanos e à civilidade são condições necessárias para que tais eventos ocorram e cumpram sua função diante da sociedade brasileira. Considera ainda a importância de que as autoridades competentes, da Universidade de Brasília e do Estado Brasileiro, investiguem as referidas agressões e responsabilizem seus autores.

Conselho do Instituto de Psicologia
Universidade de Brasília