É com alegria que o Laboratório de Psicologia Escolar (PED/IP/UnB) divulga a realização do XIII Colóquio de Psicologia Escolar e IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar nos dias 28 e 29 de outubro de 2021.

O objetivo do eventé oportunizar integração, troca e divulgação de trabalhos de estudantes de graduação, pesquisas em desenvolvimento ou concluídas no âmbito da pós-graduação, projetos de extensão universitária, práticas profissionais, pesquisas e políticas públicas em Psicologia Escolar. colóquio ocorrerá na modalidade virtual e contará com a participação de pesquisadores parceiros brasileiros e de outros países, como Estados Unidos, Holanda, Portugal e Espanha. Nesta edição do colóquio temos o prazer de contar com a participação de Joseph Renzulli, professor emérito da Universityof Connecticut, reconhecido mundialmente por seus estudos em prol do estudante superdotado.Seu Modelo dos Três Anéis, publicado em 1978, revolucionou a concepção de superdotação, baseada até então no conceito de quociente intelectual, ao considerar o papel da criatividade, envolvimento com a tarefa e habilidades acima da média em distintos domínios na geração de comportamentos de superdotação. Para Renzullitrata-se de um fenômeno que deve ser concebido como um processo em desenvolvimento, que envolve fatores cognitivos e não-cognitivos, e emerge a partir das inter-relações que se estabelecem entre indivíduo e ambiente. Seus estudos também estabelecem ponte entre a teoria e a prática profissional ao propor estratégias e procedimentos de atendimento às necessidades do estudante superdotado, impactando políticas públicas em vários países, inclusive no BrasilSua pesquisa foca na identificação e desenvolvimento da superdotação produtiva-criativa, bem como na melhoria do ambiente escolar mediante promoção dos pontos fortes e interesses do estudante com vistas a promover altos níveis de satisfação, engajamento, criatividade, aprendizagem e desempenho no contexto escolar.O professor Renzulli foi o primeiro Diretor do Centro Nacional de Pesquisa sobre o Superdotado e Talentoso, nos Estados Unidos. Seus livros e artigos já foram traduzidos para várias línguas, inclusive para o portuguêsEm 2009, ele recebeu o Harold MacGraw Jr. Award for Innovation in Education, considerado o Prêmio Nobel da Educação. Recentemente, ele ficou em terceiro lugar entre os 30 educadores considerados os mais influentes do mundo.A Associação Americana de Psicologia também o nomeou um dos 25 psicólogos de maior influência no cenário mundial. Sua conferênciano XIII Colóquio de Psicologia Escolar e IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar proporcionará aos participantes do evento discutir, repensar e inovar sua prática profissional e de pesquisa. Imperdível!É uma grande honra para o Colóquio e para o Instituto de Psicologia recebê-lo! Contamos com sua presença! O evento é gratuito! Acesse nosso site no link https://www.psicologiaescolar.net e faça sua inscrição. Esperamos vocês!