Em 2021 vai ocorrer o XIII Colóquio de Psicologia Escolar e o IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar!

Quando começamos, em 2009, não pensávamos em ir tão longe! Era um evento regional que visava, como resultado da articulação teoria e prática por meio de metodologias ativas, divulgar os trabalhos dos estudantes da disciplina Psicologia Escolar da graduação na UnB, realizados com a forte parceria dos psicólogos escolares da Secretaria de Educação do DF (SEEDF).

Nos anos seguintes, além dos trabalhos dos estudantes, o Colóquio apresentava também os inúmeros avanços das práticas profissionais dos psicólogos escolares. O interesse em compartilhar essa fértil produção em Psicologia Escolar cresceu e, em 2013, o Colóquio se tornou um evento nacional, com participação de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais ligados à Psicologia Escolar, à Educação e áreas afins.

As edições anuais consolidaram a ampliação de conhecimentos e o fortalecimento de diálogos entre práticas e produção científica, nos levando à 1ª edição do Colóquio Internacional, em 2018, na Universidade do Minho em Portugal.

Quando a pandemia do Covid-19 eclodiu em 2020, buscamos alternativas e novos formatos, com esforço, resiliência e superação que o momento exigiu de todos. Organizamos, de forma inédita na nossa história, o XII Colóquio de forma totalmente virtual, com lives de convidados nacionais e de vários países.

Com a vitalidade que caracteriza o Laboratório de Psicologia Escolar da UnB, anunciamos mais um Colóquio!!!

Venham partilhar diálogos dinâmicos e aprofundados que congregam ensino, pesquisa, extensão e prática profissional em Psicologia Escolar!Convidados nacionais e internacionais e os diversos participantes estão entre os parceiros que, generosamente, dividem conosco esse evento, materializando a pluralidade, diversidade e complexidade da área!

Acreditamos que a potência da Psicologia Escolar, as práticas exitosas dos psicólogos escolares, a nossa robusta produção científica fortalecem oportunidades de conscientização e emancipação democraticamente construídas com muitos e para muitos!

Estaremos circulando conhecimento, mas, também, inúmeros afetos!!!

Até lá!

Claisy Marinho