I CURSO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

 

Coordenador (a): Profa Dra Claisy Maria Marinho Araujo, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano, Laboratório de Psicologia Escolar Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2999127173845463

 

Objetivos Gerais:

1 - Oportunizar aos psicólogos escolares transformações na construção de sua identidade e na sua atuação profissional, a partir de ações de formação continuada, visando a atualização e o aprofundamento sobre a produção teóricometodológica na área e o incentivo a novas formas de atuação e de pesquisas.

2 - Contribuir para a reflexão teoricoconceitual em Psicologia Escolar referendada em: pressupostos sociopolíticos que fundamentam a articulação Psicologia e Educação; abordagens do desenvolvimento psicológico humano; considerações sobre desenvolvimento profissional com base na abordagem por competências; contribuições psicossociais sobre análise institucional.

3 -  Mobilizar nos psicólogos uma reflexão crítica sobre as possibilidades de inserção do conhecimento psicológico nas práticas educativas, aperfeiçoando seu nível de conhecimento técnico e especializando-os ao uso de instrumentos e procedimentos de divulgação científica.

4 -  Desenvolver competências no psicólogo escolar para que seja capaz de revisitar e questionar as práticas escolares, em todos os níveis e modalidades de ensino.

5 -  Enfatizar o enfoque preventivo e de promoção de saúde na instituição escolar e demais contextos educativos.

6 - Apontar para novos fazeres, novos contornos e novos fundamentos para as práticas e, assim, descortinar novas realidades na ampliação e na troca de experiências entre profissionais da Psicologia e da Educação.

7 -  Mapear o contexto escolar, em seus múltiplos aspectos, visando utilizar o conhecimento psicológico na elaboração, implantação e avaliação de novos procedimentos educacionais.

8 - Desenvolver projetos educacionais por meio de ações interdisciplinares e inclusivas, que visem reavaliar e redefinir estratégias de estudo, análise e intervenção em Educação.

9 - Analisar as relações entre diversos segmentos do sistema educativo e sua repercussão no processo de ensino e de aprendizagem.

10 -  Oportunizar ações e reflexões que fortaleçam a criatividade, a consciência crítica e o compromisso ético desejáveis à atuação do psicólogo escolar.

11 -  Aprimorar a atuação prática em Psicologia Escolar, junto aos mais diversos contextos educativos.

12 - Integrar ações dos diferentes profissionais do cenário educacional, sob a perspectiva teoricoprática da Psicologia Escolar, no acompanhamento às necessidades dos sujeitos envolvidos.

 

Público alvo: Graduados em Psicologia

 

Carga Horária: 420 horas Duração: 18 meses

 

Corpo docente: Professores Doutores/UnB e convidados

 

Modalidade: Presencial

 

Critério de seleção dos candidatos: Análise de Currículo

 

Previsão de nova turma: sem previsão