Coordenação: Eileen Pfeiffer Flores

 

O Livros Abertos é um Projeto de Extensão Continuada da Universidade de Brasília que tem por objetivo compartilhar histórias e encantamento com crianças e jovens por meio de rodas de leitura dialógica. Criam-se espaços lúdicos de diálogos com a literatura infanto-juvenil, buscando-se um ambiente em que experiência leitora seja transformadora para todo(a)s participantes. O(a)s mediadore(a)s de leitura são estudantes de todos os cursos da UnB, profissionais da educação e membros da comunidade. O conhecimento é gerado em conjunto com as comunidades das escolas em que atuamos e em oficinas, mini-cursos, rodas de leitura na cidade e outros eventos e é divulgado por meio das plataformas digitais descritas a seguir, nas quais poderá conhecer mais sobre o Projeto:

 

Plataformas Digitais do Livros Abertos:

Por acreditar na potencialidade da leitura dialógica, o Projeto Livros Abertos almeja levá-la aos educadores - independentemente de seu lugar de trabalho – estejam em escolas, lares, bibliotecas ou hospitais. Para alcançar seus objetivos conta com plataformas digitais:

 

Blog: http://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/

 

Com o objetivo de tornar o método da leitura dialógica e os livros infanto-juvenis mais acessíveis ao público geral, nasceu nosso blog.

 

Ele é composto por três tipos de publicação:

 

Diário do Contador – Momento em que os mediadores do projeto fazem seus relatos de contação e compartilham sua experiência. O aspecto que mais se vê presente nesse tipo de publicação é falar da leitura dialógica enquanto um modo de relação com as crianças. Além disso, esse modo de publicação visa fornecer aos mediadores iniciantes um modelo de contação, compartilhar novas ideias, dicas de mediação e de obras.

 

O Acervo Indica – Nosso acervo passa de 1.000 exemplares de livros de todos os gêneros tamanhos e modelos. Como contemplar tamanha riqueza? Foi pensando nisso que surgiu este tipo de publicação. Semanalmente, a equipe do acervo indica livros para serem mediados, falando das potenciais intervenções e conversas que podem florir dele. Com isso, além de dar visibilidade às obras, promove-se uma maior diversidade de livros contemplados ao longo do ano e facilita-se a busca e pesquisa por livros.

 

Dica de Leitura – Este tipo de publicação incentiva a que os mediadores compartilhem suas experiências enquanto leitores. Aqui, os mediadores fazem recomendações ou comentam obras que leram, não necessariamente obras infanto-juvenis.

 

Produções Acadêmicas – Mantemos nossas produções acadêmicas e pesquisas disponíveis para o público facilitando o acesso a este material informativo e técnico.

 

Outras – Ao longo dos vários anos de projeto, variadas formas de produções dos mediadores foram publicadas, entre elas: reflexões sobre a leitura dialógica, diálogos e reflexões interdisciplinares e produções independentes e originais de nossos integrantes.

 

Semelhante a um diário de bordo ou um prontuário, o blog do projeto é fruto de registros e memórias. As produções e experiências de mediadores não se perdem e ajudam a preparar novos mediadores em todos os cantos do Brasil. Compartilha-se conquistas, inseguranças e afetos.

 

Revista Digital: https://www.revistalivrosabertos.org/

 

A Revista nasceu com a proposta de ser mais específica do que o blog, focando nas possíveis intervenções e conversas que podem surgir de um livro. No lugar das cartilhas literárias, já conhecidas por muitos educadores e jovens leitores, que restringem e inflexibilizam a compreensão de uma leitura, por que não propor um manual que promova novas maneiras de se relacionar com um livro?

Assim, as matérias da revista são a práxis encarnada de nossos mediadores, forjada de sua experiência e suas inquietações. Destina-se a um público amplo - que é também inquieto e entusiasmado – e reconhece a profundidade e a riqueza das relações que podem surgir de uma leitura compartilhada.

 

As matérias de nossa revista são compostas por algumas seções:

 

Sinopse – A breve sinopse tem como objetivo contextualizar os leitores sobre o livro escolhido. essa seção são contempladas: descrições sobre o estilo de narrativa e das ilustrações, a atmosfera afetiva da obra e impressões gerais.

 

Pontos de Conversa – Quais são as possíveis conversas que um livro pode despertar? Aqui amplia-se o foco, possibilitando pensar nos fatos e nas históras pessoais que podem se encontrar e complementar a leitura do livro.

 

Dicas de Mediação – Nesta seção, o leitor encontra dicas e sugestões de intervenções para uma leitura dialógica de forma mais direcionada, além de sugestões de perguntas que o mediador pode fazer as crianças com o objetivo de ajudar na compreensão do texto e ampliar os sentidos, também se encontram dicas técnicas como impostação de voz e condução da narrativa. Toma-se o cuidado para se explicar o momento da história – descrevendo e usando de dicas como ilustrações ou número da página.

 

Sugestões de Atividades – Alguns livros nos chamam para cantar, outros para dançar, outros exigem investigação e há aqueles que fazem correr sangue em nossas veias artísticas. Por que não seguir seu chamado? Nessa seção, nossos leitores encontram sugestões de atividades que podem ser feitas para complementar uma leitura.

 

Ao oferecer modelos e sugestões de intervenções e mediações, não se pretende uniformizar as mediações dos livros. Um leitor atento perceberá que as intervenções são diversificadas e buscam contemplar a diversidade dos mediadores e das obras, além disso, algumas matérias propõem mais de um caminho Assim, nossa Revista convida os mediadores a descobrirem sua própria maneira de mediar, incentivando a criatividade, espontaneidade e autonomia de mediadores novos e experientes.

 

No último ano, as publicações na revista se tornaram semanais com as chamadas Intensivas Temáticas. Assim, ao longo de cada mês, são indicados livros que tenham um formato ou uma temática em comum. Mais do que centralizar livros que compartilham uma determinada temática, o objetivo das Intensivas é dar visibilidade a obras nacionais e internacionais e conscientizar pais e educadores da complexidade e diversidade dos livros infantis.

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.