LogoRevista

A Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa é editada desde 1985 pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, com publicação ininterrupta e com o objetivo de oferecer um amplo, seleto e rigoroso panorama da área da psicologia. Para isso, conta, em seu conselho editorial, com renomados professores vinculados a instituições nacionais e estrangeiras, publicando manuscritos produzidos por autores das cinco regiões do Brasil e também do exterior.

A Revista demonstra sua relevância nos cenários nacional por meio das avaliações realizadas pela Capes (A1 na área de Psicologia, desde o início do atual modelo de avaliações, em 2010) e por entidades internacionais como o Scimago Journal Rankings, que a situou entre os 10 mais bem classificados periódicos brasileiros na área da Psicologia. A revista está indexada em bases de dados influentes na área da Psicologia, tais como Scielo, Scopus, PsycInfo e BVS-Psi, entre outras.

Trata-se de uma revista de acesso aberto, que publica artigos originais vinculados a quatro grandes áreas temáticas: (a) Ciências do Comportamento e Neurociências; (b) Psicologia do Desenvolvimento e Escolar; (c) Psicologia Clínica e Cultura; e (d) Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. A revista compromete-se, assim, a acolher a produção científica de alta qualidade em Psicologia, considerando sua diversidade de áreas e abordagens teórico-metodológicas.

Adotam-se as normas de publicação da Sexta Edição do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA, 2010) e os artigos publicados enquadram-se nas seguintes categorias: estudos empíricos, revisão da literatura, artigos teóricos, artigos metodológicos, relato de experiência profissional, comunicação breve, carta ao editor, nota técnica, resenha e notícias. A partir de 2017, a revista adotará integralmente o modelo de publicação continuada visando à maior celeridade no processo de divulgação do conhecimento.

Dra. Elaine Rabelo Neiva

Editora Chefe da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa